_DaRedação

Minha foto
Serra dos Montes Altos - Serra do Lagarto, Centro-Sul Baiano, Brazil

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

P.R.I.S.M.A - Proteção e Revitalização Integrada e Sustentável da Serra dos Montes Altos





P.R.I.S.M.A
Proteção e Revitalização Integrada e Sustentável da Serra dos Montes Altos



Organização Não-Governamental, denominada PRISMA – Preservação e Revitalização Integrada e Sustentável da Serra dos Montes Altos, envolvendo os Municípios de Guanambi, Candiba, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Pindai, localizados na Região Centro-Sul do Estado da Bahia.

A PRISMA, é uma sociedade de natureza civil, de direito privado, com fins não econômicos, políticos e religiosos, de duração por prazo indeterminado, com sede e foro jurídico na Comarca da cidade de Guanambi, Estado da Bahia, regida pelo presente Estatuto e demais disposições legais aplicáveis à espécie.

A Serra dos Montes Altos está localizada no centro-sul baiano, entre o Rio São Francisco e a Serra do Espinhaço, tendo sua divisão geopolítica entre os municípios de Candiba, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Sebastião Laranjeiras. O reconhecimento da necessidade de conservação do patrimônio natural e arqueológico da Serra dos Montes Altos - Serra do Lagarto, sensibilizando e mobilizando as comunidades circunvizinhas para a criação do Parque Estadual Serra do Lagarto, abrange a todos, numa tentativa de garantir a conservação da biodiversidade do local. Isso deverá estimular o poder público a investirem no desenvolvimento sustentável da região entorno da serra, com a criação de atividades ecologicamente corretas; como o turismo ecológico e cultural de artesanatos, tudo pela importância biológica, dos recursos hídricos e do ecossistema encontrado na serra.

A ONG Prisma se compromete com a gestão da Unidade de Conservação da Serra dos Montes Altos - Serra do Lagarto, fortalecendo os laços de cidadania ecológica das comunidades circunvizinhas com seminários e apresentações de trabalhos relevantes pela preservação de nossa Serra, com a consciência de determos a degradação da natureza pela sobrevivência do planeta e da vida natural. O desafio agora é encontrarmos meios legais para a ampliação da conservação e preservação da Serra dos Montes Altos - Serra do Lagarto, sendo um dever e uma obrigação de todos; defendermos nosso meio ambiente e nosso ecossistema.

Precisamos de você ao nosso lado!!!

Salvando nossa serra, protegendo nossa ecosistema, nossas nascentes, nossos animais, nossas matas, nossa história, e lutando contra a degradação de nossos sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de 9.000 anos.

Nós somos uma organização sem fins lucrativos, apoiada por pessoas como você e empresas comprometidas com o futuro ambiental de nossa região. Por isso sua participação é muito importante e nos ajudará a fazer cada vez mais pela proteção e preservação do meio ambiente.

Preencha o formulário na sede e torne-se um membro simpatizante, colaborador, ou torne sua empresa uma empresa com responsabilidade socio-ambiental e parceira da ONG PRISMA – Proteção e Revitalização Integrada e Sustentável da Serra dos Montes Altos.


Rua Santa Catarina 78, Centro
(em frente a Bela do Acarajé)
Guanambi - Bahia

3 comentários:

  1. Um projeto como este é de extrema relevância e importância para a nossa região, assim como seria para qualquer outra zona que possua biodiversidades naturais. É importante ressaltar que transformando a referida área ambiental em uma reserva ecológica, como propõe a PRISMA, estaremos não somente mantendo nossas riquezas naturais com o devido equilíbrio do ecossistema, como constituindo um arquivo genético da biodiversidade da região. Seria uma espécie de identidade. Essa tarefa de conscientização da população é pouco fácil, mas é o desafio que torna o trabalho mais aprazível. O projeto parece sério, é interessante e tem meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Um projeto como este é de extrema relevância e importância para a nossa região, assim como seria para qualquer outra zona que possua biodiversidades naturais. É importante ressaltar que transformando a referida área em uma APA, como propõe a PRISMA, estaremos não somente mantendo nossas riquezas naturais com o devido equilíbrio do ecossistema, como também constituindo um arquivo genético da biodiversidade da região. Seria uma espécie de identidade. Essa tarefa de conscientização da população é pouco fácil, mas é o desafio que torna o trabalho mais aprazível. Uma bela iniciativa. O projeto parece sério, é interessante e tem meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se existe um cadastramento das nascentes existentes na área do parque, inclusive com georreferenciamento, estamos visualizando uma possibilidade de apoio à recuperação/proteção das mesmas.
    Saudações

    ResponderExcluir